Construído sobre as únicas fontes termais do Cantão de Grisões, Suíza, as Termas de Vals é um hotel e spa onde se combina uma completa experiência sensorial projetada por Peter Zumthor.
Peter Zumthor projetou o spa/saunas, inaugurados em 1996, para integrar o complexo existente do hotel. A idéia foi criar uma forma de caverna ou pedreira, como estrutura. Trabalhando com o entorno natural, as saunas situam-se abaixo de um teto verde, metade enterrado na encosta. As Termas de Vals está construída apartir de camadas sobre camadas de quartzito de Vals, encontrados na região. Essa pedra tornou-se a inspiração guia para o projeto e foi usada com enorme dignidade e respeito.
“Montanha, pedra, água -construindo na pedra, construindo com a pedra, dentro da montanha, brotando da montanha, pertencendo à montanha-, como as implicações e a sensualidade das associações entre essas palavras podem ser interpretadas, arquitetonicamente?” Peter Zumthor
Esse espaço projetado para que os visitantes desfrutem e redescubram os antigos benefícios da sauna. As combinações de luz e sombra, espaços abertos e fechados, e elementos lineares criam uma experiência integralmente sensitiva e restauradora. A distribuição informal oculta dos espaços internos é um cuidadoso caminho de circulações que levam os visitantes a certos pontos pre-determinados, mas permite a exploração de outras áreas. A perspectiva é sempre controlada, garantindo ou impedindo uma vista.
“O meandro, como nós chamamos, é um espaço negativo desenhado entre os blocos, um espaço que conecta tudo que flui pelo edifício, criando um ritmo pulsante tranquilizante. Percorrer esse espaço significa fazer descobrimentos. Você está caminhando como se estivesse nas árvores. Todos alí estão procurando um caminho para eles próprios.” Peter Zumthor
A fascinação pelas qualidades místicas de um mundo de pedra na montanha, para escuridão e luz, para reflexões luminosas na água ou no ar repleto de vapor, prazer na acústica singular das águas borbulhantes num mundo de pedra, um sentimento de pedras cálidas e peles nuas, o ritual do banho -essas noções guiaram o arquiteto. A intenção de trabalhar com esses elementos, para implementá-los conscientemente e para emprestá-los a uma forma especial como era em seu início. As salas de pedra foram desenhadas não para competir com o corpo, mas para polir a forma humana (jovem ou velha) e dá-lhe espaço… uma sala na qual se pode ser.
Arquitetos: Peter Zumthor, Marc Loeliger, Thomas Durisch e Rainer Weitschies